segunda-feira, 29 de agosto de 2011

unidade4-Ativ4.6

        • Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer o espaço escolar;
  • Analisar a organização e as funções desenvolvidas no espaço escolar;
  • Propiciar aos alunos o conhecimento de outros espaços escolares;
  • Refletir sobre a existência de diferentes realidades no espaço escolar.
          • Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para abordar o assunto que será tratado nesta aula, espera-se que os alunos tenham o entendimento da existência de diferentes lugares e das suas funções. Para iniciar as discussões é importante resgatar os saberes dos discentes, levando em consideração as suas experiências.
Estratégias e recursos da aula
  • Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Neste último caso, cada aluno terá acesso a um netbook com sistema Linux.
  • Professor(a), o desenvolvimento das atividades requer a participação de todos, o que possibilita o estabelecimento de diálogo e a troca de informações para a construção do conhecimento por meio de atividades exploratórias, utilizando como ferramenta o computador aliado a outros recursos tecnológicos. 
Um recurso didático importante para a Geografia e que contribui para conhecer o lugar e as diferentes paisagens é o Estudo do Meio, que "[...]somente atingirá os objetivos de uma possível transformação se for utilizado como método, superando conhecimentos puramente escolares fragmentados, levando aluno e professor a um compromisso com a sociedade e suas transformações, possibilitando o encontro entre sujeitos diferentes que crescem individualmente, que podem trocar, ensinar e aprender
          • Avaliação

Professor(a), ao avaliar os alunos leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:
  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver atividades de maneira colaborativa e utilizando recursos tecnológicos;
  3. O envolvimento de atividades que possibilitam conhecer a organização e a função do espaço escolar;
  4. A utilização de instrumentos de coleta de dados que permite conhecer outros espaços escolares;
  5. A habilidade  de reconhecer, a partir dos dados levantados as diferentes realidades do espaço escolar.
FONTE:PORTAL DO PROFESSOR 
SINTESE DA AULA
  • É uma forma de definição das disciplinas e distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos.Podem trazer contribuições significativas ao desenvolvimento do curriculum se houver clareza da intencionalidade pedagogica, isto é, se o uso das tecnologias ocorrer integrado a um projeto curriculares que se proponha a desenvolver a capacidade de pensar e aprender com as tecnologias.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário