segunda-feira, 27 de junho de 2011

Quem sou eu como professora


 Sou professora em uma escola da rede publica de ensino.  Não sei se posso me considerar uma pessoa alegre ou dinâmica, mas sou uma professora que me preocupo constante com a aprendizagem de meus alunos. Primeiro eu instigo o aluno para que eu possa resgatar a origem e a bagagem cultural deles. Procuro sempre desenvolver uma prática interativa, respeitando idéias e valores, em uma diversificação de atividades. Na preparação e realização da mesma, procuro estimular a presença dos alunos em sala de aula, incentivo os na realização das tarefas propostas dentro das habilidades. Nós estamos sempre em formação continuada, num processo de aprendizagem buscando novos conhecimentos, novas possibilidades a fim de envolvermos nossos alunos numa diversidade cultural, para que eles expandam seu conhecimento e que se tornam cidadãos que possam adequar às necessidades que lhes são impostas em constantes mudanças. Enquanto professor e aluno sempre disponibilizam diversos saberes interagindo como meio físico de experiência com o trabalho do fazer em papéis sociais que cada um de nós desempenha em cada fase. E certo que a teoria e a prática andam juntas, mas não pode ser transformada em uma receita. A interação enriquece os nossos conhecimentos, hoje os procedimentos de ensino são capazes de modificar através dos avanços tecnológicos e mídias no processo de ensino aprendizagem. Este aprendizado irá acontecer de forma necessária para que possamos formar alunos capacitados, para compreender e utilizar recursos tecnológicos, cuja oferta e aplicação se ampliam significativamente na sociedade brasileira e mundial. Sinto a necessidade de estar sempre me informando, porque o aprendizado está em constante inovação lado a lado a tecnologia. È importante aprender e ensinar, necessariamente com a evolução tecnológica em profunda transformação. Estou confiante de que é mais um desafio que ira me qualificar, e  suprir as  necessidades para possivelmente enfrentar novos desafios.

segunda-feira, 13 de junho de 2011


Escola que Renova
A principio as escolas eram tradicionais e seguiam uma meta, onde os professores viviam isolados das tecnologias e do mundo moderno eram presos em um livro, giz, e quadro transformando em uma escola lecionadora. Hoje nos queremos uma que renova a metodologia de trabalho inovando a cada dia, que busca uma melhor requalificação para os educando. Inovando com novas tecnologias para melhor aprendizado, porém a escola em que eu trabalho já está no caminho de ser mais organizadora e articuladora no novo método da escola ciclada, oferecendo espaços e conhecimento tecnológicos como: televisão, DVD, vídeo, data show, máquinas fotográfica, impressora, xérox, mini – biblioteca. Sem dúvida com a adaptação da tecnologia será mais fácil a ampliação das possibilidades de produzir conhecimentos e compartilha-lo.
As Novas Tecnologias na Educação


A tecnologia vem ganhando espaço no ensino aprendizagem, em um sentido mais amplo ela esta mudando de geração em geração como um renovo para melhor aprendizado. Às vezes nós como educadores sentimos grandes dificuldades em ter acesso a novos conhecimentos tecnológicos. Mas os multimeios nos levam a crescer juntamente com os alunos e a escola como um todo. Porque a expectativa é de uma renovação com a tecnologia para melhor aprendizado do aluno. Todo esse avanço requer um olhar abrangente para que haja um processo de envolvimento de novas formas de ensinar. O processo de ensino aprendizagem tecnológico poderá trazer avanços onde a escola irá usufruir das contribuições tecnológicas como produzir, criar, mostrar, manter, atualizar e ordenar.